Para candidato ver

15 set

Texto por Alba Cardoso

No último sábado, dia 11 de setembro, às 8h30, a Acifi (Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu) e outras entidades da região organizaram a apresentação dos candidatos a deputado federal e estadual como parte da campanha Vivo aqui: voto em deputado federal daqui com o intuito de aumentar a representatividade de Foz e do Extremo Oeste do Paraná na Assembléia e na Câmara Federal.

Foi um pouco decepcionante chegar ao local e ver no hall de entrada apenas candidatos conversando com o pessoal da organização do evento e recepcionistas. Pensei que veria mais empresários da cidade, representantes de organizações não governamentais, trabalhadores… Tudo bem que não contava com nenhuma multidão, afinal sabemos da despreocupação das

pessoas em escolherem seus candidatos, mas a total e completa alienação da população quanto a fato tão importante para esse momento de eleições realmente me surpreendeu.

Será muita ingenuidade? Talvez. Ou será que todos já sabem em quem vão votar e só eu ainda  estava na dúvida sobre as propostas dos meus candidatos e fiquei curiosa em ver a cara de cada um enquanto falava e cumprimentava os seus opositores?

Por um lado, é uma vergonha que ainda queiramos reclamar direitos, falar mal dos resultados das urnas e cobrar dos políticos qualquer posicionamento ou compromisso com a cidade quando não nos damos ao trabalho de verificar de perto as nossas opções. Por outro lado, penso que poderia ter havido maior divulgação. No outdoor que vi perto de casa não havia

nenhuma referência à tal apresentação e fiquei sabendo do evento por um email recebido na tarde do dia anterior, em cima da hora. Bem que a Acifi poderia repetir a dose, mas desta vez com mais chamadas à população.

Sabia que o evento reuniu – durante todo o dia – os candidatos para falarem de suas  propostas e expectativas? Sabia que ao ouvi-los falar, é possível saber quem tem um pouco para contribuir e quem não tem conteúdo algum? Sabia que ainda há quem não saiba qual é a importância da indústria do turismo para uma cidade como Foz do Iguaçu?

Essas são questões que podem fazer a diferença na hora de você escolher o seu candidato. Não é seguindo só a opinião da sua mãe ou do seu irmão que você vai desenvolver seu senso de cidadania. Você quer realmente escrever uma parte da história ou vai deixar essa tarefa para os outros?
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: